Notícias

Advogados e advogadas saem em defesa da candidatura de Sheila Sodré para vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça

 

Advogados e advogadas defendem a candidatura de Sheila Sodré (número 12) para vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Reunidos na noite da terça-feira (13), eles reafirmaram o apoio à jurista para o cargo de desembargadora e destacaram a importância desse momento para a classe e para a democratização do judiciário.

A presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica (AMCJ) e vice-presidente da Subseção da OAB Campina Grande, Carla Felinto, citou a participação ativa de Sheila Sodré como conselheira da AMCJ e de como tem se dedicado a ajudar a advocacia em todas as associações e espaços que ocupa. Ela citou ainda a importância da presença feminina na formatação da lista sêxtupla, com o nome dos três homens e das três mulheres mais votados pelos advogados.

“Nós lutamos muito pela paridade. Sheila foi uma das primeiras a defender o maior número de mulheres candidatas para que tivéssemos representatividade. Antes mesmo de pensar em ser candidata. E não apenas por isso, mas principalmente por sua capacidade técnica, pelo modo como consegue transitar nos espaços mais difíceis com leveza e inteligência. Sheila merece chegar a vaga de desembargadora. Ela chegando nessa lista não será só Sheila. Seremos todas nós mulheres representadas”, afirmou.

A presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas na Paraíba (Abracrim-PB), Natália Alves, revelou que Sheyla Sodré é a sua escolha feminina para a lista sêxtupla de composição para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. “Um voto que farei com muita convicção e tranquilidade pois sua trajetória profissional fala por si só. Outro aspecto que não menos importante é quem é a pessoa de Sheila Sodré, e de igual forma é uma mulher gigante, inteligente, batalhadora, dinâmica e resiliente, um perfil que o nosso tribunal precisa!”, atestou.

Potencial – O advogado Ílio Nóbrega destacou a capacidade de diálogo e do trabalho em parceria de Sheila Sodré, respeitando a diversidade e a defesa da segurança jurídica dos advogados. “Alem disso, a navegação do processo de Sheila é perfeito. Se ela navega processualmente assim, imagina gerindo um gabinete? Nós advogados precisamos dessa confiança. Meu voto em Sheila não é apenas por ser mulher, mas porque sei o que ela vai agregar no tribunal. Alguém com o perfil dela está realmente faltando no TJPB”, comentou.

A advogada Ingrid Gadelha também ressaltou o potencial técnico de Sheila Sodré. “Conheço Sheila há algum tempo e é uma mulher que consegue falar sobre qualquer assunto do Direito. Ela tem uma capacidade intelectual inconteste. Sua visão de mundo é extremamente ampla e isso é o que precisamos no Tribunal. Precisamos renovar, chacoalhar e trazer decisões mais justas. Não tenho dúvidas que ela é a representante da advocacia feminina que precisamos no Tribunal de Justiça da Paraíba”, pontou.

O jovem advogado Júlio Sales descreveu o interesse genuíno de Sheila Sodré para entender os problemas que os advogados e a sociedade enfrentam no acesso à Justiça. Ele ressaltou ainda a defesa que ela faz das prerrogativas dos advogados e de sua importância social. “Nunca vou esquecer de uma frase que eu a ouvi falar. Ela disse: ‘precisamos lembrar que o advogado é importante para a sociedade. E essa vaga do Quinto é justamente para reforçarmos ao Judiciário e à sociedade que a advocacia é importante e necessária para a efetivação da justiça’. Isso é muito forte!”, destacou.

Perfil – Sheila Sodré tem 49 anos, mãe de três filhos, acumula experiência profissional de 20 anos na advocacia. Ela é formada em Direito pelo Unipê, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (Universidade Gama Filho-RJ) e em Direito Tributário (Unisul-SC) e doutoranda em Ciências Jurídico-Sociais pela Escola Superior de Justiça, Escola Superior Latinoamerica e Universidad del Museo Social Argentino.

É criadora do programa e do quadro ‘Café com Direito’, que desde 2009 partilha conhecimento jurídico com a sociedade, passando por três emissoras locais. Ela já atuou como professora de turmas da pós-graduação em Direito Tributário no Uniesp, ministrou cursos de especialização para turmas de auditores fiscais do Estado da Paraíba, além de participar de vários eventos e workshops na condição de palestrante.