AESA apresenta relatório de Gestão dos Recursos Hídricos durante audiência pública na ALPB
Ao falar sobre o relatório, Porfírio Loureiro, lembrou que essa iniciativa ocorre anualmente e tem como principal objetivo “garantir transparência à sociedade sobre as ações implementadas na gestão dos recursos hídricos no estado”. Na apresentação, o presidente destacou o novo Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (SEIRA); a atualização dos planos das bacias hidrográficas do Rio Paraíba, do Litoral Sul e do Litoral Norte; a modernização nos sistemas de licença e outorga; e o resultado das diversas ações de fiscalização realizadas em 2024, entre outros.
“Hoje nós estamos apresentando a realidade do que é a gestão de recursos hídricos no estado da Paraíba, os avanços e como a Paraíba se tornou referência nacional no gerenciamento desses recursos, com 100% das metas atingidas e com destaque no cenário nacional pelo quarto ano consecutivo”, disse.
Porfírio destacou ainda que o novo Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (SEIRA) é uma das principais ferramentas idealizadas pela AESA. Segundo ele, o SEIRA, além de fornecer dados meteorológicos, também fornece dados para pecuária e para a agricultura. “Nós vamos dar uma ferramenta, inédita e única no Brasil, para os usuários da agricultura e da pecuária se programarem nos seus plantios, na sua irrigação e também receber no seu aplicativo, no seu celular, todas as informações de chuva, de veranico, para poder se programar”, explicou.
No final da audiência pública o deputado Eduardo Carneiro, presidente da Comissão, avaliou que a exposição do presidente da AESA-PB “comprova que tudo o que foi planejado no ano passado foi cumprido, o que reforça que a empresa possa prestar um excelente serviço ao povo paraibano”. “Sem dúvida nenhuma, a AESA cumpre com seu papel e o seu planejamento para 2025 é de mais avanço, de mais melhorias, para poder melhorar a vida do nosso povo paraibano”, finalizou.
Também prestigiaram evento os diretores da AESA: Beranger Araújo, diretor de Operações; Ana Emília, gerente de Planejamento; Joacy Mendes, diretor administrativo e financeiro; Waldemir Fernandes, diretor de Gestão e Apoio Estratégico; além de Larissa Freitas, subgerente de Planos, e Bianca Maria Limeira de Azevedo, subgerente de Planejamento.