Covid-19, Notícias, Paraíba

Covid-19: Saiba quem vai poder se vacinar depois dos idosos

A vacinação na cidade de João Pessoa tem avançado e a expectativa da Secretaria de Saúde Municipal é finalizar o grupo prioritário dos idosos até a próxima semana. Mas ao contrário do que tem se divulgado em redes sociais, a imunização naõ deve seguir pela faixa etária e sim, respeitar o Plano Estadual de Vacinação que é alinhado pelo Ministério da Saúde. Por isso, de acordo com a secretaria de saúde, o cronograma que circula estabelecendo datas e idades é falso.

Depois de vacinar todos os idosos com idades a partir de 60 anos, a sequência deve ser feita com outros grupos prioritários, de acordo com o quantitativo de doses que forem enviadas pelo Governo Federal. Por isso, não há como estipular datas futuras para a Imunização.

O Blog ‘Política Por Elas’  detalha as próximas etapas, que devem começar com a vacinação de pessoas com comorbidades compreendendo o total de  275.969 pessoas na Paraíba. (Confira a lista de comorbidades)

Também entram no grupo prioritário pessoas com deficiências permanente grave, que totalizam 172.696 pessoas na Paraíba.  Depois, a vacinação será destinada a pessoas em situação de rua, que segundo o plano, são 325.
Devem ser imunizadas ainda a população privada de liberdade, que na Paraíba são 12.521, em média. No mesmo período, também se vacinam os funcionário do sistema penitenciário, que compreende  2.070 trabalhadores.
Os trabalhadores da educação do ensino básico, como creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, pofissionalizantes e EJA, somando 55.828 pessoas, trabalhadores de educação do ensino superior :18.848 pessoas.
Forças de Segurança e Salvamento 10.426, Forças Armadas 2.540.
Na mesma fase serão vacinados os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, um total de 4.893 pessoas, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário que engloba 228 profissionais,  trabalhadores de transporte aéreo e Aquaviário 229 pessoas, cerca de  5.330 caminhoneiros, trabalhadores portuários 668 e  trabalhadores de industrias 51.537.
A previsão do estado é vacinar 1.331.853 pessoas, para depois, passar a Imunização do restante da população. O plano de Imunização deve ser seguido por todos os 223 Municípios paraibanos.