Notícias, Paraíba

Vacina da gripe: meta é imunizar 1,5 milhão de pessoas. Gestantes estão entre os que mais procuram serviço

Mais de 20% das gestantes no Estado tomaram a vacina contra o Influenza, vírus causados da gripe. Isso corresponde a 8.929 mulheres desse grupo prioritário segundo  o Programa Nacional de Imunização (PNI).  A Campanha começou no dia 11.

A meta é vacinar 1.507.993 paraibanos. Até o momento, 84.357 doses foram aplicadas, de acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros. Ele reforça a importância da atingir pelo menos 90% da meta para reduzir internações e evitar óbitos.

  • A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 05 de maio. Veja como está a imunização de outros grupos:
  •  60.711 crianças (19,4%)
  • 11.111 trabalhadores de saúde (10%)
  • 1.352 puérperas (19%)
  • 2.124 indígenas que vivem em áreas demarcadas (13,5%)

Sintomas da gripe comum, do resfriado e da Covid

Geraldo Medeiros afirma que “a influenza se caracteriza com uma história clínica de febre, moleza, falta de apetite, coriza. Com relação à covid, se acrescentam a essas queixas da gripe comum a perda do olfato e a perda do paladar, além do desconforto respiratório e tosse. Já o resfriado tem um quadro mais atenuado. A diferença entre o resfriado e a gripe é que nós temos um quadro de febrícula, que permanece no máximo 48 horas, que é a febre baixa, e o doente mantém suas atividades habituais com sintomas leves”, explica.