Legislativo, Notícias

Doutora Paula destaca atuação das mulheres na política e diz que ainda há muito a se avançar no Brasil

 

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) destacou nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a atuação das mulheres paraibanas na política em todas as esferas de poder. Para a parlamentar, apesar da presença feminina vir crescendo na política ainda há muito a se avançar no Brasil, lembrando que as mulheres são 52,50% do eleitorado no país, mas, mesmo sendo maioria, elas foram eleitas para 15% dos cargos eletivos nas eleições de 2020.

“Avançamos muito na política, mas ainda precisamos avançar ainda mais. É essencial que mais mulheres ingressem na política e ocupem espaços de poder para garantir mudanças essenciais na sociedade. É preciso que aconteçam debates dentro dos partidos políticos sobre a participação feminina nas eleições, uma vez que as mulheres representam 45,30% das filiações partidárias, mas acabam ocupando papéis secundários na disputa”, destacou a deputada.

Outro ponto destacado por Doutora Paula foi a violência política contra as mulheres. “se não bastassem as dificuldades para conquistar cargos eletivos, as mulheres ainda são vítimas de violência política. Esse tipo de violência inclui todas as ações violentas direcionadas a mulheres que estão na disputa do poder político (seja nos partidos políticos, nos movimentos sociais, durante a campanha eleitoral, ao longo do mandato e mesmo após ele) por serem mulheres. Essa realidade precisa ser mudada com urgência”, afirmou.

Uma pesquisa realizada pelo jornal O Globo revelou que 80,8% das deputadas federais e senadoras brasileiras já sofreram algum tipo de violência política de gênero durante o exercício do mandato. Entre elas, 54,8% entendem que foram violentadas dentro do próprio Parlamento.