João Pessoa, Notícias

Projeto de recuperação do antigo Lixão volta a ser discutido com lideranças do Róger

Desativado em 2003, o antigo Lixão do Róger, no centro de João Pessoa, se tornou um problema ambiental. Devolver a área de 31 hectares completamente revitalizada aos moradores do entorno e de toda a cidade é um dos objetivos da Prefeitura. Por meio do Programa João Pessoa Sustentável, estudos necessários às atividades de recuperação já foram iniciados, bem como o diálogo com os moradores e trabalhadores de reciclagem.

No fim da tarde desta quinta-feira (10), em mais um encontro com a comunidade, a equipe socioambiental da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP) e representantes do Consórcio responsável pela coleta e caracterização dos resíduos depositados no local ao longo dos anos, compartilharam as etapas desse processo. A ideia é que haja participação ativa da população conforme explica Thais Gidi, coordenadora de Aspectos Ambientais do Programa: “é importante manter o canal de comunicação com as comunidades envolvidas na área de atuação do projeto, assim como divulgar as ações que estão sendo realizadas para todos os moradores de João Pessoa”, pontuou.

À medida que os estudos forem sendo realizados, os resultados serão publicizados em nome da transparência pública. A previsão é que as análises do solo e qualidade água sejam finalizadas até julho. Depois disso, e conforme indicação de viabilidade, os projetos para recuperação e implantação de um parque socioambiental terão início. Não é tarefa simples. O Lixão foi desativado em 2003, na gestão Cícero Lucena II, depois de 49 anos de atividade. No lugar foi implantado o aterro sanitário da cidade. Apesar de nenhuma família viver mais no local, a degradação decorrente do uso inadequado do solo ficou. Sob a grama rasteira há até 12 metros de entulho. Por isso, tanto rigor e cuidado nos trabalhos de requalificação: é preciso ter certeza de que os níveis de contaminação são toleráveis e tratar o ambiente antes de tocar qualquer obra.