Curso de Biomedicina da UFPB é avaliado com conceito máximo pelo Ministério da Educação
A avaliação para reconhecimento do curso, realizada entre os dias 27 e 29 de abril, foi a primeira feita de forma remota na Instituição. Vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), o curso de Biomedicina foi avaliado na organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para o Coordenador do Curso, Prof. Bruno Galvão, o resultado da avaliação para reconhecimento configura que o curso, do ponto de vista acadêmico e de gestão, está articulado com as normativas que o MEC estabelece para uma graduação em Biomedicina funcionar.
“A organização para que ele pudesse atingir esse conceito de excelência foi de muita integração entre todo o corpo social do curso, que são os professores, os próprios alunos, o corpo técnico-administrativo e, assim, a gente conseguiu mostrar para toda a sociedade paraibana que, para se ter um curso de excelência, mesmo em uma instituição pública, a gente precisa se organizar e planejar, esse é o diferencial”, destacou o coordenador.
O bacharelado em Biomedicina da UFPB é o quinto curso mais procurado dentre os 125 cursos de graduação ofertados pela Universidade, conforme os dados de nota de corte observados no site oficial do SiSU/MEC. Esse dado mostra a importância da criação do curso de Biomedicina pela UFPB para o estado da Paraíba e região.
A Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Profa Silvana Maciel, expressa ser uma grande alegria receber do MEC o conceito 05 para o curso de Biomedicina. Para ela, o resultado constitui a demonstração do trabalho em parceria e dedicação de todos os membros do curso de Biomedicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Coordenação de Curso e dos alunos.
“Deixo meu agradecimento a todos pelo empenho, cuidado e dedicação com o ensino público, gratuito e de qualidade. Essa avaliação veio coroar o empenho da UFPB como um todo e da gestão do Prof Valdiney Gouveia, que tem priorizado as questões acadêmicas e de infraestrutura e tudo isso respalda essa nota do curso de Biomedicina. Receber uma nota 05 é sempre algo muito importante para uma instituição, sobretudo porque mostra a grandeza do trabalho”, completou a gestora.
O planejamento para a avaliação do curso de biomedicina envolveu o trabalho da Coordenação do curso, Núcleo Docente Estruturante, departamentos envolvidos, Pró-reitoria de Graduação, Superintendência de Comunicação Social, Reitoria, dentre outros setores da Instituição.
De acordo com Prof. Bruno Galvão, essa articulação institucional também é importante ao longo do curso, pois oportuniza aos estudantes campos de estágio, uma formação com visão generalista do curso, além de articulação com centros de referência, como o Hospital Universitário Lauro Wanderley, com os laboratórios públicos, a rede de atenção básica de saúde, dentre outros.
“Então, é um planejamento que a gente colocou em prática, planejou e executou para que, com a chegada da comissão avaliadora, eles pudessem coletar evidências. E foi isso que eles observaram no relatório, em que, em todas as dimensões, em todos os indicadores obtivemos conceito 05”, afirmou Galvão.
Os dados informacionais da plataforma E-mec, do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior e o relatório de avaliação emitido pelo MEC evidenciam que o curso de Biomedicina da UFPB passa a ser o curso mais bem avaliado, dentre as instituições que ofertam a formação, no estado da Paraíba. A expectativa do Coordenador Bruno Galvão é que, após a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, do qual participarão os alunos em fase de conclusão, o curso de Biomedicina da UFPB possa se destacar como um dos melhores do Brasil.
“A sensação de dever cumprido, de que a gente, enquanto servidor público, trabalha para servir a sociedade da melhor forma. E isso nos traz um desafio ainda maior, que é manter a qualidade”, completa o professor Bruno Galvão.
De acordo com o Procurador Educacional Institucional da UFPB, Prof. Jailson Ribeiro, além de avaliar a organização didática, o corpo docente e a infraestrutura, o MEC levou em consideração áreas complementares do ensino que são temáticas importantes não só para uma avaliação, mas para contribuir com a inclusão na sociedade, como acessibilidade, por exemplo.
Na opinião do Procurador, o resultado da avaliação destaca a seriedade institucional no planejamento e na gestão conforme Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico Institucional. “No caso específico de Biomedicina, percebemos uma graduação que está alinhada com essa estratégia institucional de longo prazo, ou seja, de entregar à sociedade egressos com alto nível de qualidade, seriedade e competência e, por outro lado, atestar que nosso diploma vai ser um diploma extremamente valorizado”, explica o professor.
Ainda na opinião de Jailson Ribeiro, a avaliação do curso de Biomedicina com nota máxima pelo MEC abre a oportunidade de maior crescimento do curso, com possibilidades de novos convênios, estágios, pesquisas conjuntas, parcerias com outros atores da área da saúde. De 2006 a 2022, das 86 avaliações de cursos realizadas, 13 obtiveram nota 5 e o curso de Biomedicina obteve nota 5 em todos os itens da avaliação, que contabilizam mais de 50 tópicos observados pelo MEC.