Notícias

Assista ao vivo a visita de Lula à Paraíba

O presidente Lula (PT) visita nesta quarta-feira (22) a Paraíba para acompanhar a cerimônia de lançamento do Complexo Renovável Neoenergia, o Parque Eólico Chafariz. O evento acontece na cidade de Santa Luzia, no Sertão do estado, pela manhã.

O governador João Azevêdo (PSB) e outros parlamentares acompanham a agenda de Lula na Paraíba. A primeira-dama, Janja Silva, também participa do evento.

Complexo Renovável Neoenergia

É o primeiro complexo associado de geração de energia renovável no Brasil que, de forma inédita, integra a geração de energia eólica e solar, com um investimento que alcança cerca de R$ 3 bilhões. O complexo se estende por uma área de 8,7 mil hectares nos municípios paraibanos de Santa Luzia, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede.

A energia gerada pelo Complexo é de 0,6 gigawatts (GW), suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano. Pioneiro, o projeto destaca-se pela sinergia entre os parques eólico e solar com a linha de transmissão e a subestação. Essa característica otimiza o uso da rede de transmissão em função da complementaridade das fontes.