João Pessoa

TV Cidade participa de projeto com TVs da América Latina

 

A TV Cidade João Pessoa participou, na última sexta-feira, de uma videoconferência com 80 representantes de 52 instituições de 12 países da América Latina, incluindo canais de TV, escolas e empresas públicas do setor audiovisual, associações civis e radiodifusores. O evento foi convocado pela Red TAL com o apoio da Red México e apresentado por Pakapaka (Argentina) e Eureka (Colômbia). Na ocasião, foi apresentado o Conselho de Meninos e Meninas da América Latina.
O ESPACIO TALI’, dispositivo de participação para as infâncias da Red TAL, é um espaço de encontro onde crianças se reúnem para conversar sobre diversos temas relacionados a mídia, direitos e infância. O objetivo principal é ouvir e dar visibilidade à voz das crianças, reconhecendo-as como sujeitos culturais ativos. Além disso, esse projeto permitirá que os canais conheçam a perspectiva dos mais jovens sobre temas, personagens, formatos e histórias, e explorem suas preferências e consumos culturais contemporâneos.
Assim como o ‘Inventar Pakapaka’ da Pakapaka, na Argentina, o ‘Comité de Niñez’, da CNTV no Chile, e a ‘Generación eureka’ da Eureka tu canal, na Colômbia, o projeto pretende mostrar que os processos de participação das audiências infantis melhoram a compreensão das crianças por parte de cada canal e qualificam os conteúdos produzidos. No total, o Conselho será composto por 54 membros.
Além disso, segundo o projeto, as crianças conseguem desenvolver habilidades de expressão, comunicação e pensamento crítico nos participantes, potencializando suas possibilidades de participação em qualquer contexto. Por essa razão, surge a iniciativa de reunir meninas e meninos de países da América Latina para participarem como conselheiros e conselheiras em algumas estratégias da televisão pública da região no âmbito da Red TAL.
Juliane Ramalho, diretora executiva da TV Cidade JP, disse que o ESPACIO TALI tem como objetivo garantir a participação das crianças no desenvolvimento da televisão pública latino-americana, explorando junto com elas como percebem nossas telas, o que desejam assistir, como desejam assistir e o que pensam sobre nossos meios de comunicação. Além disso, afirmou que a TVC irá participar ativamente do “ESPACIO TALi”.
“Nós da TV Cidade João Pessoa acreditamos imensamente na potencialidade da audiência infantil e, como TV pública, municipal e educativa, que produz conteúdo infantil, nos sentimos honrados em somar a esse importantíssimo projeto. Feliz também em ter crianças da nossa cidade participando como conselheiras. Uma experiência onde todos saem ganhando”.
Cada canal convocará uma menina e um menino entre 7 e 14 anos que farão parte do Conselho durante um ano. Para a primeira edição, o ESPACIO TALI terá duração de seis meses, com o período de participação estendendo-se de julho a dezembro. Para alcançar um Conselho equitativo e inclusivo, propõe-se a participação de uma menina e um menino de cada um dos 20 países da América Latina. Nos casos do Brasil, México, Colômbia e Argentina, devido à densidade populacional e tradição na produção audiovisual para a infância, será incorporado um terceiro conselheiro ou conselheira.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer e compartilhar ideias e opiniões com crianças de outros países. Cada reunião será um espaço divertido onde os conselheiros e conselheiras irão adquirir novas ferramentas para participar e compartilhar ideias. Além disso, irão adquirir novos conhecimentos sobre mídia audiovisual e digital e também terão acesso a um pacote audiovisual com programas das diferentes emissoras. Ao final do mandato, receberão um diploma da TAL que certificará a participação.
Javier Figueredo, coordenador de programação da TV Cidade JP, acredita que a união entre as tv’s públicas dos 14 países latino-americanos tem muito a acrescentar, não só em relação às programações, mas também no que diz respeito à formação de espectadores. “Teremos crianças mais conscientes, mais participativas e consequentemente mais empoderadas dentro de seus contextos e, consequentemente, uma programação que tende a ser mais rica e educativa”. O entrevistado já vislumbra a possibilidade de partilhar conteúdos. “Imagina poder mostrar pras nossas crianças o que as crianças argentinas, chilenas e colombianas, por exemplo, esperam de uma programação televisiva”.
A Rede TAL – TAL é a União de canais públicos e culturais da América Latina. Um espaço para coprodução, intercâmbio e fortalecimento de sistemas de televisão de serviço público na região.