Covid-19, Notícias, Paraíba

Governo da Paraíba amplia decreto de calamidade pública por mais 180 dias

O governador João Azevedo assinou decreto (40.659) nesta terça-feira (20), prolongando o estado de calamidade pública na Paraíba por 180 dias. Até abril de 2021, as ações de combate e prevenção ao coronavírus vão ser intensificadas.

O novo decreto desburocratiza as ações do governo. Permite que medidas necessárias e urgentes sejam tomadas sem licitação. Significa que gestores podem fazer aquisições diretas de bens, serviços e obras, desde que preenchidos todos os requisitos legais estabelecidos.

De acordo com último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba ultrapassou a marca das três mil mortes em decorrência da Covid-19, e voltou à bandeira vermelha. Já foram registrados  128.549 casos de infecção pela doença em toda Paraíba.

Atualmente, a Paraíba dispõe de 400 leitos de enfermaria e UTI para atender aos com casos mais graves de Covid-19. A informação é do secretário de saúde, Geraldo Medeiros. Segundo ele, esse número pode ser ampliado e chegar a mil se os casos de covid-19 voltarem a subir drasticamente.

Por Josean D’Lucena