Notícias, Paraíba

Cícero Lucena anuncia metas de gestão e garante: “sei como fazer e vou fazer”

Imagem divulgação

No discurso de posse nesta sexta-feira (01) na Câmara de Vereadores de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena anunciou uma série de ações que já começam a ser implementadas, segundo ele, a partir de amanhã.

Na área da saúde, o gestor anunciou a criação de um Comitê de enfrentamento da Covid-19 que vai ser integrado, também, por médicos, sanitaristas e técnicos. “Nossas decisões serão sempre ouvindo a ciência em defesa da vida e da preservação dos empregos”, afirmou. Cícero prometeu uma saúde eficiente e humanizada, e elencou uma série de medidas como prioritárias.  São elas:

  • zerar as filas dos exames e cirurgias no Município
  • retomar o projeto de entrega do medicamentos em casa
  • criar o programa de Telemedicina
  • requalificar o Hospital Santa Isabel como referência em cirurgias cardíacas e hemodiálise
  • criar o Programa Saúde da Mulher
  • Acabar com as áreas descobertas do Programa de Saúde da Família (PSF)

Na infraestrutura, mas com repercussão direta na saúde pública, Cícero Lucena garantiu que vai universalizar o serviço de saneamento básico por meio de parcerias com o governo do Estado.

Na Educação, falou que vai retomar as aulas na cidade de forma segura e oferecer ensino e merenda de qualidade. Também anunciou que serão retomados projetos de iniciação para formar talentos nas artes e na cultura.

O Turismo terá atenção especial. Cícero quer garantir que esta seja uma “matriz importante desenvolvimento econômico”. Ele anunciou até investimentos: “foi empenhado até ontem R$ 47 milhões para João Pessoa”, disse o prefeito.

Assistência Social. O programa Pão e Leite vai ser retomado nas comunidades carentes da capital paraibana. Essa é uma medida especialmente importante em tempos de pandemia e de aumento da miséria.

Economia. A Paraíba apresentou crescimento no desemprego maior que a média nacional(IBGE) e João Pessoa sente os impactos disso. Para estimular economia e gerar renda, no discurso de posse, Cícero Lucena anunciou que vai estimular o microcrédito por meio do Programa Volta por cima.

Como parte deste plano, o prefeito pretende requalificar o centro histórico, “levando serviço, moradia, fortalecendo o comércio e melhorando a mobilidade” na área.

Outras ações anunciadas por Cícero Lucena nesta sexta-feira.

  • Viabilizar o maior programa habitacional da história de João Pessoa
  • Fortalecer os processos de transparência, ouvidoria e controle interno
  • Tornar o governo municipal referência em tecnologia e gestão de serviços rápidos e eficientes por meio do processo de modernização da máquina administrativa.

Cícero Lucena terá um mandato de quatro anos para executar as medidas. Algumas delas exigem grande articulação com governos estadual e federal, mas ele assegurou que pode: ” já fiz, sei como fazer e vou fazer”.