Educação, Notícias, Paraíba

Exclusivo: IFPB faz história e elege primeira reitora em mais de um século; veja vídeo

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vive um momento histórico. A professora e pró-reitora de ensino Mary Roberta Meira Marinho foi eleita, em primeiro turno, com 92, 47% dos votos válidos, tornando-se a primeira reitora da Instituição no estado em 112 anos. O mandato é de quatro anos e segue até 2026.

Entre as propostas apresentadas por ela e aceitas pela maioria dos cerca de 25.000 estudantes e, aproximadamente 2.300 servidores (entre professores e técnicos administrativos) estão o avanço da agenda de expansão do IFPB; a consolidação do modelo de gestão participativa, democrática e inovadora; a defesa dos princípios curriculares que priorizem a formação integral, e a promoção do debate qualificado para a implantação das Diretrizes
Indutoras para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no Instituto.

No IFPB não há lista tríplice, portanto, a escolha da comunidade acadêmica é soberana. A professora comemorou o resultado e falou com exclusividade ao Política por Elas. Veja o vídeo:

Perfil – Mary Roberta Meira Marinho é técnica em Mecânica pela Escola Técnica Federal da Paraíba ETFPB (1984), graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1989), especialista em Inovação e Difusão Tecnológica pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1997), mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1994) e doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG (2007). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB.

Mulheres nos IF’s – Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), a gestão eleita no órgão para 2022 possui quatro reitoras e já são 15 mulheres à frente de Institutos Federais em todo o Brasil. Segundo site do Ministério da Educação e Cultura (MEC),  em 2019 havia 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II. Considerando os respectivos campi associados a estas instituições federais, tem-se ao todo 661 unidades distribuídas entre as 27 unidades federadas do país.