João Pessoa, Notícias

João Pessoa deve ter novo shopping popular em 2023; veja o projeto

A cidade de João Pessoa deve ganhar um novo shopping popular em 2023. O projeto do Shopping Solon de Lucena foi elaborado pelo setor de engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e prevê a criação de um amplo espaço para comercialização na Capital, que vai contar com diversos pavimentos, acessibilidade e 250 boxes. O empreendimento será um marco na cidade e vai solucionar o problema antigo de ocupação irregular do uso do solo público na região do Centro, além, é claro, de dar suporte aos comerciantes devidamente regularizados pela Prefeitura.

Localizado em área estratégica para a venda de produtos diversos e movimentação econômica na região, o espaço, provisoriamente denominado de Shopping Solon de Lucena será construído ligando a Rua Treze de Maio ao Ponto de Cem Réis, englobando o antigo Edifício das Nações Unidas, localizado na Avenida Padre Meira.

Ao elaborar o projeto, a Sedurb levou em consideração pontos importantes, como o fluxo de consumidores, acessibilidade e uma estrutura que proporcione conforto para todos os frequentadores. Na área que será construída do zero, serão 180 boxes térreos. Também contará com praça de alimentação e outros serviços. Ao aproveitar o antigo edifício, serão construídos 70 boxes no térreo.

“Não se trata apenas de tirar comerciantes das ruas e direcioná-los para outro local. Pensamos tudo com muito cuidado. Foi um ano de ajustes e adequações para tornar o projeto possível e acreditar que, enfim, um sonho antigo da categoria possa sair do papel. A Sedurb se preocupa muito com os microempreendedores, valoriza o trabalho dessa categoria e o Shopping Solon de Lucena vem coroar o trabalho realizado até então. Vamos conseguir resolver a problemática urbana do comércio irregular nas calçadas do Centro e proporcionar melhores condições de trabalho para esses guerreiros que tanto colaboram e movimentam a nossa economia”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.

O projeto já foi aprovado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e aguarda o processo de licitação. A Sedurb estima que as obras devam começar no início de 2023 e a primeira etapa deverá ser concluída no segundo semestre. O decreto de desapropriação da área do antigo edifício das Nações já foi publicado no Diário Oficial do Município n⁰ 162, no dia 21 deste mês. “Será um empreendimento grandioso e confortável, reunindo comércios variados e também serviços, gerando sempre uma boa movimentação no local”, reforçou o secretário.

Controle Urbano – Em ações educativas, a Secretaria vem há dois anos orientando os comerciantes da região a buscarem a formalização na Prefeitura. A pasta é responsável por esse controle e cadastro dos trabalhadores. No novo shopping popular vão ser contemplados aqueles que buscaram a regularização e que aguardam há anos um espaço adequado para trabalhar.

“É fundamental que essas pessoas, que devem ser residentes do município de João Pessoa, busquem a formalização. Para isso, é necessário não haver pendências junto ao município e dar entrada no setor de protocolo no pedido de cadastro para comercialização em área pública. Esse trâmite hoje em dia é possível ser realizado todo pela internet, no site da Prefeitura, por meio do Atendimento ao Cidadão”, lembrou o secretário.